sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012



O convívio com animais de estimação, só traz benefícios para a saúde física e psicológica dos seres humanos. Mas, a relação entre homem e animal deve ser interativa, para ser benéfica – isto é, não basta ser dono – é necessário passear, brincar, conviver.

 E, por que isso acontece ? “Os bichos de estimação nos colocam em contato com a natureza animal, uma dimensão elementar que a sociedade e nosso estilo de vida se empenham em suprimir”, “Por meio de um relacionamento íntimo com nossos animais, despertamos em nós características poderosas como lealdade, amor, instinto e jovialidade”.


Os animais oferecem companhia e amor, sem as exigências dos seres humanos, além de aceitarem seus donos sem nenhum julgamento. Esses saudáveis e estreitos relacionamentos criam vínculos fortes e duradouros. Os benefícios, em termos de saúde física e/ou mental entre humanos e bichos têm sido relatados no caso de uma grande variedade de transtornos:



 - Aqueles que possuem animais de estimação possuem 8 vezes mais probabilidades de sobreviver 1 ano após um infarto. Um estudo realizado por Érika Friedman e Sue Thomas, 1995, identificou que, proprietários de cães tinham sobrevida maior depois de um ataque do coração do que não proprietários.






 - Os bichos diminuem nosso estresse, baixando a freqüência cardíaca (um estudo na Austrália demonstrou os baixos níveis de fatores de risco para doenças cardiovasculares ), a pressão arterial e o colesterol. O professor Warwik Anderson (1992) descobriu que os donos de cães e gatos tinham taxas mais baixas de triglicérides e colesterol do que os não proprietários.



Nenhum comentário: